MP faz operação para apreender bonés e etiquetas falsificadas no PR

 

O Ministério Público (MP) e a Polícia Militar (PM) de Apucarana, na região norte do Paraná, fazem uma operação para apreender bonés, etiquetas e broches pirateados nas fábricas na cidade nesta quarta-feira (7). Cerca de 20 policiais e seis assessores do MP cumprem 15 mandados de busca e apreensão. As empresas da cidade, que é conhecida nacionalmente como a Capital do Boné, têm sido, nos últimos anos, foco de investigações pelo MP por falsificar etiquetas, bonés e adesivos de marcas famosas. “Nós sabemos que esses bonés falsificados são vendidos em São Paulo, Rio de Janeiro e até no nordeste”, explica o promotor do MP de Apucarana responsável pela operação, Vilmar Antônio Fonseca. 

Segundo o promotor, a operação está apreendendo materiais falsificados em empresas, casas e em depósitos de empresas que receberam autorização judicial para abrigar produtos apreendidos em outras operações. “Há algum tempo fizemos uma grande operação contra materiais piratas e os produtos apreendidos foram deixados nesses lugares”, afirma o promotor. 

O promotor acredita que, até o final da operação, três caminhões sejam usados para transportar os produtos apreendidos. ”Só na empresa que estamos fiscalizando nesse momento já enchemos um caminhão baú com produtos pirateados e ainda temos muitas outras para fiscalizar”, relata. 

Os donos das empresas, nas quais foram encontrados produtos falsificados, vão responder por crime contra relação de consumo e violação de marca com pena de dois a cinco anos de prisão, conforme o promotor. Ele ainda disse que, as empresas vão perder o material produzido e que, em alguns casos, podem ter que pagar ações indenizatórias às marcas originais. 

O MP vai avaliar a situação dos produtos apreendidos e nos casos que possam ser descaracterizados, vão ser doados para instituições de caridade do município

 

Fonte: G1

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Contato

55 11 2246 2755

faleconosco@bpg.org.br

Endereço

Avenida Paulista, 37 - 4º andar

Bela Vista l São Paulo - SP  l  01311-902

© 2015  BPG  Brand Protection Group  l  All rights reserved