Receita apreende toneladas de produtos ilegais da China, no Porto de Paranaguá

 

Receita Federal apreendeu 13 contêineres com toneladas de produtos ilegais da China, no Porto de Paranaguá, litoral do Paraná, nesta segunda-feira (7). O destino final era o Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro, de acordo com os fiscais.


Segundo a Receita, é a maior apreensão de produtos falsificados da história na alfândega paranaense. Entre as principais mercadorias apreendidas estão roupas, brinquedos e aparelhos eletrônicos.


De acordo com a Receita, trata-se de mercadorias falsificadas ou com falsa declaração de conteúdo, quando o que está na documentação não corresponde ao que foi importado. Até as 15h30, a contagem dos produtos ainda não havia sido concluída.


Em alguns contêineres, por exemplo, a mercadoria foi declarada como sendo bolsas e mochilas, mas, após inspeção, constatou-se que se tratava de toneladas de vestuários (vestidos, blusas, casacos, etc). Em outros casos, a declaração foi de baterias para celular, quando na realidade se tratava de aparelhos celulares completos.


Nos casos de falsa declaração de conteúdo, também foram encontrados milhares de brinquedos não declarados e contrafeitos, sem o devido licenciamento do Inmetro. Segundo a Receita, isso pode colocar em risco o consumidor final, em razão da baixa qualidade e da ausência de controle sobre os materiais utilizados na sua fabricação.


As mercadorias falsificadas serão destruídas após o trâmite processual, de acordo com os fiscais. As demais mercadorias serão destinadas para doação ou leiloadas. Os responsáveis responderão pelo crime de contrabando.

 

Fonte: G1

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Contato

55 11 2246 2755

faleconosco@bpg.org.br

Endereço

Avenida Paulista, 37 - 4º andar

Bela Vista l São Paulo - SP  l  01311-902

© 2015  BPG  Brand Protection Group  l  All rights reserved