Falsificação de calçados e sonegação fiscal são alvos de operação em Nova Serrana; empresas de Divinópolis também estão no esquema

Uma operação foi deflagrada na manhã desta terça-feira (7) para investigar a falsificação de calçados e sonegação fiscal em Nova Serrana. Chamada de ‘Pés no Chão’, a ação também apura o envolvimento de empresas de Divinópolis no esquema que pode ter causado prejuízo milionário. Ação ainda está em andamento.

De acordo com as primeiras informações do Ministério Público de minas Gerais (MPMG), a operação é para desarticular um esquema de contrafação de calçados - que é a falsificação de produtos de modo a iludir a autenticidade, e de sonegação fiscal praticadas por empresas.

Ao todo, são cumpridos 16 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Criminal de Nova Serrana. Estima-se que as práticas ilícitas tenham causado prejuízo tanto a particulares - em razão da falsificação das marcas - quanto ao Estado, em razão da falta de recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O montante poderá ser estimado após análise do material arrecadado nas buscas e apreensões.

Segundo as investigações, as empresas foram constituídas sob a forma de representação comercial para escapar da fiscalização estadual, mas atuavam irregularmente no mercado promovendo a venda direta de produtos contrafeitos e também originais, sem a emissão de documentos fiscais.

Suspeita-se, também, que haja prática de lavagem de dinheiro como forma de ocultar o verdadeiro faturamento das empresas, de máquinas de cartões de crédito e débito registrados em nome de terceiros.

Participam da operação três promotores de Justiça, 38 auditores fiscais e 70 policiais militares. A operação segue em andamento e ainda não foi divulgado resultado parcial.

Leia mais em: http://g1.globo.com/

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Contato

55 11 2246 2755

faleconosco@bpg.org.br

Endereço

Avenida Paulista, 37 - 4º andar

Bela Vista l São Paulo - SP  l  01311-902

© 2015  BPG  Brand Protection Group  l  All rights reserved