Receita Federal apreende 22 toneladas de produtos falsificados em SP

De acordo com a Receita, mercadorias tinham origem chinesa e foram localizadas no Porto de Santos. Entre os produtos, havia tênis, camisetas, bolsas e carteiras.

 

A Receita Federal apreendeu 22 toneladas de produtos falsificados acondicionados em um contêiner de 40 pés, no Porto de Santos, no litoral paulista. De acordo com o divulgado pelo órgão nesta quinta-feira (30), a carga tinha origem chinesa e teria como destino o Porto de Montevidéu, no Uruguai.

 

Foram encontrados tênis, camisas de times de futebol (brasileiros e de outros países) e artigos ostentando uma marca de luxo (bolsas, carteiras e porta-moedas), tudo prensado em caixas e fardos de forma a caber a maior quantidade possível de mercadorias dentro de um único contêiner, conforme divulgado pela Receita.

Em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Rede Globo, o delegado da Alfândega de Santos, Richard Fernando Amoedo Neubarth, explicou que a carga foi selecionada nesta semana e passou por inspeção na quarta-feira (29).

 

"Foi constatada a falsificação das marcas e da origem dos produtos, também, devido às etiquetas, cujas origens são falsas. Temos produtos aqui cuja origem diz 'fabricado no Brasil', mas na verdade veio tudo da China", relata Neubarth.

Segundo explica o delegado, o diferencial desta operação é que se tratava de uma carga de passagem pelo território nacional, vinda da China, com destino ao Porto de Montevidéu.

 

Em decorrência do trabalho de gerenciamento e análise de riscos, as equipes da Alfândega de Santos determinaram a descarga do contêiner do navio, para uma fiscalização mais detalhada. Imagens de escâner já apontavam fortes indícios de que em seu conteúdo seriam encontradas mercadorias contrafeitas, suspeitas que foram confirmadas durante a abertura da caixa metálica.

 

Fonte: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/porto-mar/noticia/2020/07/30/receita-federal-apreende-22-toneladas-de-produtos-falsificados-em-sp.ghtml

 

Foto: Alex Ferraz/Jornal A Tribuna

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Contato

55 11 2246 2755

faleconosco@bpg.org.br

Endereço

Avenida Paulista, 37 - 4º andar

Bela Vista l São Paulo - SP  l  01311-902

© 2015  BPG  Brand Protection Group  l  All rights reserved