Operação contra pirataria apreende óculos e armações falsificados no Recife

Receita Federal e Polícia Civil percorreram três depósitos, quatro lojas e uma residência. Máquinas que seriam utilizadas para imprimir marcas famosas em armações também foram recolhidas.


Uma operação conjunta da Receita Federal com a Polícia Civil resultou na apreensão de óculos, armações e lentes falsificados, nesta quinta-feira (6). Máquinas que seriam utilizadas para imprimir os símbolos de marcas famosas em armações importadas também foram recolhidas.

As equipes percorreram três depósitos, quatro lojas, além de cumprirem mandados de busca e apreensão em uma residência no bairro da Tamarineira, na Zona Norte do Recife, para cumprir os mandados de busca e apreensão da Operação Cristalino. Um dos endereços foi na Avenida Dantas Barreto, na região central da capital. "As mercadorias que constam dentro da loja são falsificadas: armações, óculos e lentes. Tanto mercadorias que já vinham falsificadas do exterior, quanto armações que eram falsificadas aqui", afirmou o auditor fiscal Gustavo Medeiros.


Segundo o auditor, parte das máquinas que seriam utilizadas para a falsificação foram encaminhadas para o Instituto de Criminalística e devem passar por perícia. As investigações, iniciadas em janeiro de 2021, são conduzidas pela Delegacia do Consumidor.

"Essas mercadorias, a grande maioria, são chinesas. A gente vê até pelas características caixas. Essas mercadorias conseguem tanto sem a marca impressa, para posterior impressão, como é o caso aqui, mas também conseguem passar entre as mercadorias lícitas, as mercadorias já com as marcas impressas, já falsificadas vindas da china", apontou Medeiros.

Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão. Os crimes investigados são contra o consumidor, contra as relações de consumo, receptação qualificada, fraude no comércio, concorrência desleal, além de crimes contra marca e patente.

A Polícia Civil informou que o total de material apreendido e detalhes da investigação devem ser divulgados posteriormente em coletiva de imprensa.




Fonte: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2021/05/06/operacao-contra-pirataria-apreende-oculos-e-armacoes-falsificados-no-centro-do-recife.ghtml

Contato

55 11 2246 2755

faleconosco@bpg.org.br

Endereço

Avenida Paulista, 37 - 4º andar

Bela Vista l São Paulo - SP  l  01311-902

© 2015  BPG  Brand Protection Group  l  All rights reserved