Receita Federal apreende cerca de 20 mil pares de tênis falsificados

Mercadorias foram interceptadas quando eram encaminhadas para ser despachadas pelos Correios no Centro de Distribuição dos Correios.


Receita Federal em Minas Gerais realizou apreensão de milhares de pares de tênis falsificados que seriam despachados por meio dos Correios. A ação foi desencadeada pela Divisão de Repressão nos dias 21, 22 e 25 deste mês, mas só foi divulgada na sexta-feira (29).


As remessas das mercadorias foram flagradas nos centros de distribuição dos Correios em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte.


Foram vistoriadas mais de 30 mil remessas e apreendidos aproximadamente 20 mil pares de tênis de diversas marcas estrangeiras em situação irregular, desacompanhados de nota fiscal de venda. O valor total das apreensões ultrapassa a quantia de R$1 milhão.


As mercadorias foram despachadas em sua maioria do município de Nova Serrana, para destinatários de todo o país, a partir de vendas realizadas em marketplaces.


Essas apreensões ajudam a combater o comércio ilegal de mercadorias, a concorrência desleal e a pirataria. A maioria dos produtos importados clandestinamente traz sérios prejuízos à saúde pública e à segurança.


Além disso, a introdução clandestina de produtos falsificados, pirateados e que não recolhem os impostos devidos provoca concorrência desleal com importadores idôneos e os produtos fabricados no país, o que acarreta prejuízos à indústria nacional com consequente aumento do desemprego, fenômeno que os especialistas chamam de importação de desemprego.


Fonte: https://jmonline.com.br/novo/?noticias,5,POL%C3%8DCIA,218676