Receita Federal faz operação contra venda de produtos falsificados no Centro de SP

Ação com a Prefeitura de São Paulo ocorreu em lojas onde são vendidos produtos importados falsificados, de calçados a bonés, na região do Brás.


A Receita Federal, em conjunto com a Prefeitura de São Paulo, apreendeu cerca de duas toneladas de produtos contrabandeados nesta quinta-feira (13), na região do Brás, na região central de São Paulo.

A operação “Da Cabeça aos Pés” se concentrou em lojas onde são vendidos produtos importados falsificados, de calçados a bonés, daí o nome da ação.

De acordo com a Prefeitura, a Subprefeitura Mooca interditou dois estabelecimentos. A Prefeitura apoia a ação por meio da Subprefeitura da Mooca, auxiliando a logística de remoção das mercadorias, e da Guarda Civil Metropolitana, que preserva o perímetro do local, garantindo a segurança das diligências.


De acordo com a Receita Federal, o comércio de objetos falsificados lesa comerciantes, importadores e produtores brasileiros que atuam na legalidade, diminui o número de empregos legítimos e sonega tributos, que deixam de ser recolhidos aos cofres públicos.

São violados direitos autorais e de marcas, desestimulando o investimento por empreendedores legítimos no Brasil. Há ainda violação de direitos dos consumidores com produtos clandestinos e que não atendem aos requisitos de segurança.


Além da perda das mercadorias apreendidas, que devem ser destruídas, os responsáveis devem ser representados pelo crime de contrabando.


Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/05/13/receita-federal-faz-operacao-contra-venda-de-produtos-falsificados-no-centro-de-sp.ghtml