Receita Federal faz operação em estabelecimento comercial e retém bebidas importadas

Estima-se que 1.200 garrafas de bebidas retidas somem R$ 500 mil em valor de mercado.




Na manhã do dia 1º de dezembro, a Receita Federal em Curitiba realizou, no âmbito da Operação Escudo, e em ação conjunta com a Polícia Federal, a retenção de vinhos e outras bebidas importadas em estabelecimento comercial na cidade de Araucária/PR, na região metropolitana. A ação foi motivada após denúncias de que haveria comercialização de bebidas de origem estrangeira no local e pela internet, abaixo do preço normalmente praticado no mercado.

A retenção ocorreu após a não comprovação da importação regular das mercadorias, seja por falta da nota fiscal ou de outro documento que comprovasse a procedência legal.

Os produtos foram levados para o depósito da Alfândega da Receita Federal em Curitiba para apuração exata das quantidades e emissão do auto de infração. Entre os itens retidos, a maioria era formada por vinhos de origem argentina. A estimativa inicial é de aproximadamente 1.200 garrafas, somando um montante total de R$ 500 mil em valor de mercado.


Fonte:https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/acoes-da-receita-federal/noticias/2020/dezembro/9a-regiao-fiscal/receita-federal-curitiba-faz-operacao-em-estabelecimento-comercial-e-retem-bebidas-importadas-1